sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Discussão sobre a Violência Obstétrica em Chapecó



O Centro de Referência em Direitos Humanos - UFFS realiza Seminário sobre violência de gênero na Mesorregião da Fronteira Sul



Dentre diversos debates e palestras, haverá uma roda de conversa sobre violência obstétrica e a busca de estratégias para promover o empoderamento das mulheres.


Abaixo mais informações do evento: 


Data: 02/12/2014 – terça-feira
Hora: 8h30min às 12h das 13h30 min as 18h30 min
Local: UNOCHAPECÓAuditório – Bloco R 3 – Rua Senador Atílio Fontana, nº 591 E B: Efapi -Chapecó (SC).
Público: profissionais de saúde, assistência social, direito, representações de movimentos sociais, organizações e instituições, professores, estudantes, conselheiros municipais de direitos, sindicatos e demais interessados.
Inscrições prévias: Via e-mail: inscricaoseminariogenero@gmail.com com indicação de uma oficina de trabalho e de uma roda de conversa de interesse (ver programação).
Período de Inscrições: 13/11 a 23/11/2014
Valor: Sem Custos
Certificado: 8 horas pelo CRDH –UFFS
Vagas Limitadas

PROGRAMAÇÃO:
8 h 30 min – Abertura – Professor Antonio Andrioli -Vice-reitor da UFFS e professora Izabella Barison Matos –coordenadora do CRDH/UFFS.

9 h às 12h: Palestra-debate: VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA MULHERES: ROTAS CRITICAS E ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR AS VIOLÊNCIAS.
Palestrante: Profª Drª Stela Nazareth Meneghel (Médica epidemiologista da UFRGS – pesquisadora do tema)
Coordenação: Profª Drª Izabella Barison Matos (coordenadora do CRDH/UFFS)

12h às 13h30min: Intervalo para almoço

13h30min às 15h30min – OFICINAS TEMÁTICAS SIMULTÂNEAS

Oficina 1 – Sexo, gênero, direitos sexuais e reprodutivos –
Ementa: Oficina de confecção de bonecos sexuados que tem como objetivo instrumentalizar profissionais de todas as áreas para trabalhar com temas: sexo e adolescência, abuso sexual, diversidade sexual, intolerância racial, preconceitos, discriminação, significados masculino/feminino, LGBTT.
Mediadores: Fabiano Barnart (sanitarista-militante do Nuances PoA), Célio Golin – educador físico – militante do Nuances – UNISC/UFRGS – e Izabella Barison Matos (CRDH/UFFS). A concepção desta proposta de oficina é de Rosylaine Moura (professora da UNISC e aluna do PPGEnf/UFRGS).

Oficina 2 Violência de Gênero: desafios interinstitucionais para o fortalecimento da rede
Ementa: Estrategiando interinstitucionalmente o enfrentamento: educação, saúde, assistência social, sistema judiciário, mercado de trabalho – como trabalhar com o Protocolo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Sexual articulando a rede existente e a criação de condições de enfrentamento.
Mediadores: Silvana Winckler (advogadaUnochapecó e CRDH), Altamir Dutra (Unochapecó) e Denise Zocche (enfermeira – UDESC).

Oficina 3 Violência, Gênero, Alcoolismo e outras drogas
Ementa: Consumo social de álcool e alcoolismo: um debate necessário. Aspectos comportamentais, sociais, econômicos e de saúde implicados no alcoolismo. Alcoolismo e violência doméstica e familiar contra mulheres: alternativas de enfrentamento.
Mediadores: Myriam Aldana (UNOCHAPECÓ), Clarete Trzcinski (assistente social – Unochapecó) e convidados.

Oficina 4 Oficina de máscaras – instrumentalizando profissionais no enfrentamento em situações de violência
Ementa: Instrumentalização e definição de estratégias de enfrentamento da violência de gênero.
Mediadores: Profª Stela Nazareth Meneghel (Médica epidemiologista da UFRGS) e Rosangela Huning (Assistente social/PMC/CRDH).
Das 15h30min às 16h: Roda de apresentação dos produtos das oficinas com breve relato.
16 h às 16h 30min Intervalo – lanche
16:30 às 18 h 30 mim – RODAS DE CONVERSA SIMULTÂNEAS

Roda de Conversa 1 – Aborto Seguro
Ementa: Direito ao aborto no Brasil. Aborto inseguro. Aborto legal. Norma Técnica do Ministério da Saúde sobre Prevenção e Tratamento dos Agravos Resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes. Norma do Ministério da Saúde sobre Atenção Humanizada ao Abortamento. Formação universitária e a problemática do aborto: invisibilidade e implicações.
Mediadores: Professoras Myriam Aldana, Silvana Winckler (Grupo Fogueira – Unochapeco) e Noeli Gemelli Reali (pedagoa – UFFS).

Roda de conversa 2 – Violência obstétrica e estratégias para promover o empoderamento das mulheres
Ementa: Realidade da violência obstétrica e seu enfrentamento: apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde (tratamento desumanizado, abuso da medicalização e patologização dos processos naturais), que causa perda de autonomia e capacidade da mulher decider livremente sobre seu corpo e sexualidade. Elencando estratégias para promover o empoderamento das mulheres.
Mediadores: Professora Joice Moreira Schmalfuss (UFFS), Ziglinde Ribeiro de Mello (Enfermeira obstétrica e doula) e Deisemara Turatti Langoski (CRDH/UFFS).

Roda de Conversa 3 – Saúde da população LGBTT
Ementa: Discutir a respeito da população LGBTT problematizando questões relacionadas aos principais agravos e estratégias para combater o preconceito e a discriminação, compartilhar experiências entre os trabalhadores de saúde e os militantes do movimento social Nuances – grupo pela livre expressão sexual. Serão abordados: gênero, sexualidade, orientação sexual e identidade sexual; violência, discriminação e saúde LGBTT; estratégias de acolhimento, cuidado e atenção à saúde.
Mediadores: Fabiano Barnart (sanitarista-militante do Nuances) e Célio Golin (educador físico – militante do Nuances)
Entidade Promotora: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS – CRDH – UFFS
Entidades/Instituições Parceiras:
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM)

Um comentário:

Opine! Pergunte!